Renovar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é uma necessidade que toda edificação deve encontrar entre um a cinco anos. Saiba a que prestar atenção neste momento.
Se você é dono de uma empresa ou responsável por alguma edificação, prédio ou imóvel que abriga uma quantidade significativa de pessoas, certamente já deve ter se deparado com uma importante questão: o que seria feito para assegurar a proteção dos presentes neste local no caso de um incêndio? É isso que o documento de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB, visa fazer, assegurando que determinado local possui condições de segurança contra incêndio.
Mas, a emissão do AVCB não esgota totalmente o trabalho da empresa ou edificação de procurar garantir a segurança de suas pessoas na prevenção e combate a incêndio, afinal, a renovação do AVCB será necessária de acordo com o prazo de validade deste documento que é expedido pelo Corpo de Bombeiros, validade esta que varia, geralmente, entre um, três e cinco anos.
E quais os itens essenciais na renovação do AVCB?
A renovação do AVCB é um momento importante para os responsáveis por este assunto tão crucial reverem alguns aspectos essenciais na prevenção e combate a incêndio.
Nós, da SC Engenharia, como especialistas em realizar uma inspeção do local e elaborar um relatório técnico que indique à empresa tudo aquilo que deve ser corrigido ou revisto, separamos alguns pontos que não devem sair do seu foco:
• Instalação de extintores e hidrantes;
• Escadas de incêndio;
• Portas corta-fogo e antipânico como saídas de emergência;
• Iluminação de emergência;
• Detectores de fumaça;
• Placas de sinalização;
• Treinamento da brigada de incêndio;
• Além de alguns laudos, como o Laudo de SPDA/Para Raios e o Laudo Elétrico.
Vale lembrar, nesse sentido, que estas medidas protetivas não só ajudam a contornar situações de emergência como também pertencem às normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com o Decreto Estadual 56.819/11, no caso de São Paulo, e devem ser prevista no projeto de incêndio.
E a renovação do CLCB?
Igualmente importante como a renovação do AVCB, o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) também deve ser renovado periodicamente, sendo que possui o mesmo valor legal que o AVCB, tratando-se de um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros para espaços até 750m² de área construída ou que suportem reunião de público para até 250 pessoas.
A SC Engenharia, como especialista técnica em – AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, também avalia e orienta a empresa acerca das potenciais irregularidades encontradas em uma vistoria, dando as devidas recomendações para fazer as adequações.
Porém, mais do que a renovação do CLCB e a renovação do AVCB, há ainda algo mais importante para uma conduta proativa da empresa ou de qualquer espaço na prevenção e combate a incêndio.
Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico
Diretamente atrelado ao AVCB e ao CLCB, o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio reúne todas as medidas de segurança, prevenção e combate a incêndio que um espaço precisa ter, indo além apenas das medidas protetivas e analisando a estrutura como um todo.
Assim, atende a normas como a NBR e a NFPA e visa uma proteção ativa e passiva em prolda vida, do meio ambiente e do patrimônio. Ou seja, com isso a empresa sai da condição de espaço preparado para escapar de uma situação de emergência e adota uma postura de prevenção proativa, que busca justamente evitar as situações de emergência e educar as pessoas previamente, sem a necessidade da iminência de uma multa, por exemplo.
E na sua empresa ou edificação, como têm funcionado as medidas de prevenção e combate a incêndio: de maneira proativa ou de modo reativo apenas para renovação do AVCB? Quais são as ações práticas adquiridas para proteção das pessoas em seu espaço?
Conte conosco para tirar suas dúvidas e nos consulte para saber mais sobre renovação do AVCB e outros assuntos importantes na Prevenção e Combate a Incêndio.