Geralmente vista como uma obrigação a ser cumprida, a segurança do trabalho possui uma importância que vai além das normas.

Quando pensamos em segurança do trabalho, seja para um empresário ou para o próprio funcionário, certamente vem à mente uma série de obrigações e normas a serem cumpridas, que envolvem laudos, equipamentos e vários programas. Porém, a importância da segurança do trabalho vai além de cumprir obrigações.

Atualmente, como uma empresa de segurança do trabalho em Campinas, nós preferimos pensar neste escopo de atividades como um investimento, capaz até de gerar lucro para a empresa. Isso pode parecer atípico num primeiro momento, afinal, segurança do trabalho não faz vendas. Mas, trouxemos pelo menos três motivos para você passar a olhar estas obrigações por outro ângulo.

segurança do trabalho investir

1 – Garanta que sua produção não pare

A quantidade de variáveis que asseguram que sua produção não pare e, consequentemente, que seu produto ou serviço continue sendo vendido ao mercado é muito ampla, por isso você deve conhecer o quanto uma pausa de apenas algumas horas neste ritmo de produção pode ocasionar em perdas no mercado.

Por este motivo é que a segurança do trabalho atua como uma destas variáveis, garantindo que sua produção flua normalmente e sem problemas. Quando lidamos com questões como um Prontuário das Instalações Elétricas (NR-10) ou com um Laudo de Máquinas e Equipamentos (NR-12) estamos tratando não apenas de requisitos legais, mas também de assegurar que sua produção não pare e que suas vendas continuem acontecendo.

segurança do trabalho nr 10

2 – Proteja seu capital humano

Quando tratamos de segurança do trabalho invariavelmente estamos lidando com gente, impactando positivamente as pessoas que trabalham em sua empresa, para que elas tenham condições de atuar com tranquilidade e dando o melhor de si sem ter de se preocupar com sua própria integridade, sobretudo em locais insalubres ou de alta periculosidade.

Por isso, sabemos o quanto um acidente de trabalho, um ferimento ou até mesmo um susto ou trauma devido a uma situação perigosa pode influenciar no rendimento do ser humano que trabalha com você. E se este ser humano não produz eficazmente, consequentemente teremos uma produção entregando menos produtos ao mercado ou, ainda, produtos entregues com uma qualidade aquém daquilo que sua vendas prometem.

segurança do trabalho EPI

3 – Trabalhe sua motivação interna

As tradicionais semanas de SIPAT, organizadas pela CIPA, provavelmente sejam o contato mais próximo que seus colaboradores tenham de uma segurança do trabalho. No entanto, a forma como a empresa trabalha internamente a sua comunicação para motivar seus funcionários faz toda diferença quando o assunto é segurança do trabalho.

Afinal, atuações como o Programa de Conservação Auditiva – PCA ou o Programa de Proteção Respiratória – PPR, e até o tradicional EPI – Equipamento de Proteção Individual (NR-6), são para cumprir normas legais, mas principalmente para cuidar das pessoas que estão em seu ambiente.

E quando estas pessoas entendem que a empresa se esforça para atender a uma série de requisitos pensando no bem delas, certamente verão o local onde trabalham de outra forma. Nesse sentido, interaja com sua área de comunicação interna ou com o RH para pensar em jeitos diferenciados de vender a segurança do trabalho internamente em sua organização.

 

E você, já sentiu de forma prática, em seu dia a dia, os ganhos trazidos pela segurança do trabalho? Compartilhe conosco sua opinião, queremos ouvi-la!

©2024 SC ENGENHARIA. TODOS DIREITOS RESERVADOS. CRIADO POR Reel-MD E EVOO

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?